LICITAÇÃO E CONTRATOS PÚBLICOS


A licitação pode ser conceituada como o “procedimento administrativo pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração de contrato.” (DI PIETRO).

 

Sobre os procedimentos licitatório, assinale a alternativa correta:


A adjudicação é o ato administrativo pelo qual se atribui ao vencedor o objeto da licitação, outorgando-lhe a titularidade jurídica do resultado alcançado.


A homologação da licitação encerra todo procedimento licitatório, são sendo mais possível interpor nenhum recurso.


Após a fase de habilitação, em nenhuma hipótese, é possível a desistência da proposta apresentada por um dos licitantes, a fim de se evitar fraude contra a administração. 


O licitante pode desistir da proposta, ainda que imotivadamente, até a fase de habilitação, exceto se se tratar da modalidade pregão.  


Adjudicado o objeto da licitação, se o vencedor recusar-se a firmar o contrato, os demais convocados poderão ser convocados para assinar o contrato, na forma das propostas que tiverem produzido.  

É a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

O conceito acima refere-se a qual procedimento licitatório.


Concurso.


Pregão.


Convite.


Leilão.


Tomada de Preço.

Os princípios implícitos são aqueles que não estão positivados em nenhuma legislação, mas que decorrem de princípios expressos, e juntamente com esses, compõem um embasamento completo, juntamente com a lei, doutrina e jurisprudência, que auxiliam os aplicadores da lei a analisarem um caso concreto e determinarem se a justiça está sendo aplicada de forma correta.

Sobre esse tema, são princípios implícitos, EXCETO:


Princípio da publicidade – decorre do princípio da legalidade, pois a lei determina que todo ato deve ser público.


Princípio da vedação à oferta de vantagens – difunde-se do julgamento objetivo; por este princípio, os concorrentes devem seguir estritamente o disposto no edital e ficam proibidos após a abertura das propostas de oferecerem propostas melhores do que a vencedora.


Princípio da competitividade – decorre do princípio da igualdade; por este princípio, a administração pública não pode adotar medidas que frustrem o caráter competitivo da licitação.


Princípio da indistinção – também decorre do princípio da igualdade; por este princípio, fica proibida a administração pública de criar preferências que possam distinguir os candidatos da licitação.


Princípio da inalterabilidade do edital – correlato ao princípio da vinculação ao instrumento convocatório, por este proíbe-se a modificação do edital após sua publicação.

Sabe-se que existem previsões legais para que ocorra a rescisão de um contrato administrativo. Dentre estes motivos, cita-se como principais o não cumprimento de cláusulas contratuais, especificações, projetos ou prazos; o cumprimento irregular de cláusulas contratuais, especificações, projetos e prazos; a lentidão do seu cumprimento, levando a Administração a comprovar a impossibilidade da conclusão da obra, do serviço ou do fornecimento, nos prazos estipulados; o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento, dentre outros.

 

Considerando o descrito acima, o seu material de estudos e a legislação, marque a alternativa que apresenta informações corretas sobre a rescisão do contrato:


pode ser realizada de maneira amigável, independente de ser precedida de autorização tácita ou verbal;


pode ser realizada de maneira amigável, por acordo entre as partes, reduzida a termo no processo da licitação, independente da conveniência para a Administração;


caso não seja de sua culpa, o contratado não terá direito a ser ressarcido dos prejuízos regularmente comprovados que houver sofrido;


pode ser determinada por ato unilateral e escrito da Administração;


não é possível que seja realizada de maneira judicial, independente da legislação;

A inexecução total, parcial ou intempestiva do contrato administrativo por parte do contratado dá lugar à imposição de sanções pela Administração Pública. São previstas na legislação vigente, exemplificativamente, as seguintes penalidades passíveis de imposição ao contratado: advertência, multa, suspensão temporária de participação em licitação, impedimento de contratar com a Administração Pública e declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública.

Assinale a alternativa em que há uma rescisão antecipada do contrato Administrativo que enseja a aplicação das sanções supracitadas:


O Município de Nova Ponte firmou contrato de prestação de serviços com a empresa “@”. A contratação ainda vigia quando foi declarada nula, após o Tribunal de contas competente ter apontado vício insanável ante a ausência de prévia licitação.


O estado de Minas Gerais contrata uma prestadora de serviços para efetuar a limpeza de uma Universidade Pública. Ocorre que, no mês subsequente à assinatura do contrato, a União triplica a alíquota de um tributo que incide sobre produtos de limpeza, atingindo consideravelmente o orçamento estipulado para este fim.


A cidade de Ribeirão Bonito realizou contrato administrativo com a empresa “iNova produtos” para fornecer equipamentos eletrônicos com preços abaixo do mercado, visto que essa empresa importa produtos do Japão. No entanto, ocorreu um terremoto de proporções absurdas que devastou o Japão de forma generalizada, não sendo mais possível a exportação dos produtos essenciais para a fabricação dos equipamentos eletrônicos pela empresa “iNova Produtos”.


O Governo do Estado de São Paulo, após regular licitação, contratou a empresa “FX” para a execução de obras de contenção de terras e águas sobre a rodovia em razão de inundações. No entanto, após a celebração do contrato, o gerente da empresa “FX” utilizou parte do dinheiro pago pelo Estado para pagar despesas médicas de seu filho, que foi diagnosticado com câncer. Porém, devido a essa retirada de grande vulto, não foi possível completar a obra pela falta da devida verba.


O Estado da Bahia realizou contrato administrativo com a empresa “Calda de Banana” para fornecer frutas para as escolas estaduais do Estado. No entanto, um caminhão de combustíveis abalroou um poste de energia, ocasionando um incêndio de graves proporções, que queimou 95% da estrutura da empresa “Calda de Banana”, tornando inviável a execução do contrato.

Sobre a responsabilidade da Administração Pública frente aos trabalhadores de uma empresa terceirizada, encontramos a seguinte divergência na doutrina: os que defendem a terceirização e que não há vínculo da tomadora de serviço com o trabalhador; portanto, o mesmo não deverá assumir nenhuma responsabilidade e os que entendem que a tomadora se beneficiou da força de trabalho do empregado, tendo o dever de arcar com as possíveis fraudes dos direitos do trabalhado. 

Neste sentido surgiu a Súmula 331, IV, do TST de forma a defender a terceirização imputando à Administração Pública a responsabilidade subsidiária sem estabelecer o vínculo direto do trabalhador terceirizado com o Estado, em atenção às disposições contidas no art. 37, II, da CF/88.

Sobre esta temática analise as informações a seguir: 

 

I - A contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal, formando-se o vínculo diretamente com o tomador dos serviços, salvo no caso de trabalho temporário.

 

II - A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com os órgãos da Administração Pública direta, indireta ou fundacional.

 

III - O inadimplemento das obrigações trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiária do tomador dos serviços quanto àquelas obrigações, desde que haja participado da relação processual e conste também do título executivo judicial.

    

VI – A responsabilidade subsidiária do tomador de serviços abrange todas as verbas decorrentes da condenação referentes ao período da prestação laboral.

 

Assinale a alternativa correta:


Apenas a afirmação III está correta.


As afirmações I, II,  III e IV  estão corretas.


Apenas as afirmações I, II e III  estão corretas.


Apenas as afirmações I e III estão corretas.


Apenas a afirmação I está correta.

Sabe-se que em 2011 foi instituído o Regime Diferenciado de Contratações Públicas; trata-se de uma metodologia de contratação que foi instituída para ser aplicada:

 

I - Aos dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, constantes da Carteira de Projetos Olímpicos a ser definida pela Autoridade Pública Olímpica (APO);

II - À Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol Associação - Fifa 2013 e da Copa do Mundo Fifa 2014, definidos pelo Grupo Executivo - Gecopa 2014 do Comitê Gestor instituído para definir, aprovar e supervisionar as ações previstas no Plano Estratégico das Ações do Governo Brasileiro para a realização da Copa do Mundo Fifa 2014 - CGCOPA 2014, restringindo-se, no caso de obras públicas, às constantes da matriz de responsabilidades celebrada entre a União, Estados, Distrito Federal e Municípios;

III - Às obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados da Federação distantes até 350 km (trezentos e cinquenta quilômetros) das cidades sedes dos mundiais referidos nos incisos I e II da Lei N° 12.462, de 4 de agosto de 2011;

IV - Às ações integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC);

V - Às obras e serviços de engenharia no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS;

VI - Às obras e serviços de engenharia para construção, ampliação e reforma e administração de estabelecimentos penais e de unidades de atendimento socioeducativo;

VII - Às ações no âmbito da segurança pública;

VIII - Às obras e serviços de engenharia, relacionadas a melhorias na mobilidade urbana ou ampliação de infraestrutura logística;

IX - Aos contratos a que se refere o art. 47-A da Lei N° 12.462, de 4 de agosto de 2011;

X - Às ações em órgãos e entidades dedicados à ciência, à tecnologia e à inovação;

 

Considerando as informações acima, marque a alternativa que apresenta apenas critérios de julgamento do RDC:


Melhor apresentação / Técnica e preço / Maior oferta de preço;


Maior oferta de preço / Maior retorno econômico / Menor tempo;


Menor percentual / Menor preço / Maior desconto;


Menor desconto / Pior Técnica / Maior tempo;


Menor preço ou maior desconto / Técnica e preço / Melhor técnica ou conteúdo artístico;

A subcontratação é o instrumento utilizado pela empresa contratada para repassar parte dos serviços a ela incumbidos para empresa com maior especialização técnica em determinado assunto ou que trabalhe com custos inferiores aos seus. Sobre esta temática analise as informações a seguir:

 

I- A subcontratação de partes da obra, serviço ou fornecimento não prejudica as responsabilidades legais e contratuais da empresa vencedora da licitação e deve ser realizada até o limite admitido pela Administração em cada caso particular.

II- Toda subcontratação deve ser autorizada expressamente pela Administração. A subcontratação total ou parcial do objeto da licitação não admitida no edital e no contrato constitui motivo para rescisão do contrato.

III- As empresas subcontratadas não precisam comprovar, perante a Autarquia, que estão em situação regular fiscal e previdenciária e que entre seus diretores, responsáveis técnicos ou sócios não constam funcionários, empregados ou ocupantes de cargo comissionado no órgão contratante.

Marque a alternativa correta:


Apenas as afirmações I e III estão corretas.


Apena a afirmação I está correta. 


Apenas as afirmações I e II estão corretas.


Apenas as afirmações II e III estão corretas.


Apena a afirmação II está correta.

O impacto imediato da paralisação de obras sobre a economia se dá por meio do seu efeito sobre a demanda agregada. Isso quer dizer que:

I- A paralisação de uma obra tem obviamente um impacto direto sobre os trabalhadores de todos os níveis envolvidos no projeto, a empresa contratada, a cadeia de subcontratados e fornecedores de bens e serviços.

II- A paralisação de uma obra afeta a contribuição ao Estado sob a forma de tributos e outros pagamentos aos entes governamentais.

III- A paralisação de uma obra tem impacto indireto, na medida em que as rendas das empresas contratadas e pessoas se convertem em outros gastos, e assim sucessivamente.

IV- A paralisação de uma obra impacta o produto e a renda do país em termos agregados, inclusive ao causar efeitos indiretos sobre todos os setores da economia.

Marque a alternativa correta


Apenas as informações I, III, e IV estão corretas.


Apenas as informações III, e IV estão corretas.


As informações I, II, III e IV estão corretas.


Apenas as informações II e III estão corretas.


Apenas as informações I, II, e IV estão corretas.

Di Pietro (2017, p. 312) define que “são cláusulas exorbitantes aquelas que não seriam comuns ou que seriam ilícitas em contrato celebrado entre particulares, por conferirem prerrogativas a uma das partes (a Administração) em relação à outra; elas colocam a Administração em posição de supremacia sobre o contratado. É exemplo de cláusulas exorbitantes:


Fiscalização do contrato por ambas as partes.


Possibilidade de aplicação de penalidades por inexecução e a ocupação a quem deu causa à impossibilidade de execução do contrato.


Rescisão bilateral onde as partes convencionam este fim.


Possibilidade de subcontratação liberada pelo edital.


A possibilidade de alteração unilateral do contrato pela Administração.

Páginas: 123456